Sondagem Rotativa


A sondagem rotativa, conhecida também como sondagem em rocha, é utilizada onde é necessário ir além dos limites da sondagem a percussão/SPT.

Basicamente é utilizada em terrenos rochosos ou em obras de grande complexidade quando o limite da sondagem SPT, mesmo que profundo, não fornece informações suficientes para projetos de fundação e projetos de engenharia.

Consiste na utilização de um equipamento mecanizado, com hastes, coroa de corte e barrilete amostrador. Através de forças de rotação e penetração atua com poder cortante e obtém amostras de materiais rochosos em formato cilíndrico, também denominadas testemunhos.

Com base nos testemunhos, são obtidas informações do material rochoso: Índice de qualidade da Rocha (RQD); Grau de Alteração da Rocha; Grau de fraturamento da Rocha.

O ensaio de sondagem é a base para todo o projeto de fundação de uma obra. Qualquer equívoco ou imprecisão pode afetar consideravelmente o andamento da obra. Diante disso, a Fontana Engenharia prima pela qualidade técnica, confiabilidade e precisão na execução desse serviço de extrema relevância para obras de engenharia.

VAMOS INICIAR SEU PROJETO