Afinal, o que é uma sondagem de solo?
O que é uma sondagem de solo? É um método de reconhecimento do subsolo, entre os principais métodos estão: a sondagem SPT, sondagem rotativa e sondagem mista.
A Sondagem SPT é a mais utilizada no mercado, de forma geral, é usada para reconhecimento de solos.
Já a Sondagem Rotativa é normalmente utilizada quando se tem rochas. É realizada para conhecer suas características. Neste outro post, falamos um pouco mais sobre esse método.
Por fim, a Sondagem Mista é uma combinação entre as sondagens SPT e Rotativa.
Mas, por que fazer uma sondagem de solo? A resposta é simples, as informações contidas no relatório de sondagem são imprescindíveis para tomada de decisão segura e assertiva acerca das fundações de uma obra. Vale lembrar, que essas últimas representam em média cerca de 3% a 7% do valor total da obra, porém se mal projetadas ou mal executadas, podem custar até 10x mais, nesse sentido a sondagem assume um papel essencial.
Visando “economizar”, surgem perguntas como “porque fazer a sondagem, se meu vizinho não fez e está tudo certo com a casa dele?”
Então, da mesma forma que quando vamos ao médico ele solicita um exame para diagnosticar o caso do paciente e assim agir sobre a situação, a sondagem assume o papel do exame, do “raio-x” do solo.
Ou seja, projetar fundações sem um relatório de sondagem é o mesmo que agir em um quadro médico que não se conhece: é um chute, possivelmente superdimensionado e totalmente “as cegas”.
Nesse sentido, aparece o famoso jargão: o barato sai caro. E, depois dessas informações, você correria esse risco? Lembre-se, a sondagem não é um custo, mas sim um investimento para sua obra.
Para saber mais, entre em contato conosco!
Fale Conosco