Quantos furos de sondagem devo fazer?
Uma dúvida muito comum de quem está iniciando uma obra e se depara com o ensaio de sondagem. Quantos furos de sondagem devo fazer no terreno?
A Fontana explica! E mais do que isso, interpretamos a norma com seus pontos principais e esquematizamos em uma tabela pra deixar mais fácil o entendimento, conforme a imagem abaixo:
O solo é um material heterogêneo, diante disso, o ideal seria fazer o máximo de furos possíveis, porém na prática nem sempre é viável.
Então, pensando nisso, a ABNT criou a norma NBR8036 – programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios.
Essa Norma dispõe sobre a quantidade mínima de furos a serem realizados no ensaio de sondagem conforme a área de projeção da edificação.
Dessa forma, de acordo com a tabela acima apresentada, o mínimo de furos de sondagem a serem feitos é de 02 furos.
Então, por exemplo, para uma construção com área de projeção de aproximadamente 150m², recomenda-se executar no mínimo 02 furos de sondagem.
Já para uma construção de 400m², recomenda-se no mínimo 03, por exemplo.
Mas, atenção! Não confunda.
Área construída da edificação, que é o total da edificação somando todos os andares. E a área de projeção “construída” da edificação, que é a área da base.
Além disso, outra dúvida muito comum é: e se eu ainda não tenho a área de projeção da edificação (que consta no projeto arquitetônico)?
Se não possuir a área de projeção, recomenda-se utilizar, então, de modo conservador, a área do terreno. De modo que a área de projeção da edificação nunca vai ser maior que a área do terreno!
Outro ponto importante a observar é se o terreno tiver mais de uma edificação. Por exemplo, um condomínio com dois blocos, recomendamos considera-los isoladamente para realizar o cálculo do número de furos.
Para saber mais sobre o número de furos de sondagem indicados para o teu projeto entre em contato com um de nossos engenheiros especialistas
Fale Conosco